ANATOMIA DO QUADRIL

O quadril é uma articulação semelhante a uma bola no pegador de sorvete, onde a cabeça femoral (esférica) é o sorvete e o acetábulo (em forma de taça) é o pegador. Esse tipo de configuração garante a articulação do quadril uma boa amplitude de movimento e principalmente grande estabilidade, para a realização de atividades diária como caminhadas, agachamento e subir degraus. Entender como é formado e como agem os componentes do quadril pode nos ajudar a compreender seu funcionamento,  como pode ser lesionado e quão desafiadora é a sua recuperação.
            A camada mais profunda do quadril inclui os ossos e as articulações, a seguinte é constituída pelos ligamentos da cápsula articular e  camada mais superficial é formada pelos tendões e os músculos.

Ossos e articulação

            O esqueleto do quadril é formado pela articulação acetábulo (uma região em forma de taça localizada na parte inferior do osso da pelve) e pela cabeça do fêmur. A superfície do acetábulo tem angulação de 45° inferiormente e 15° anteriormente em média, num quadril normal, e a cabeça do fêmur tem 15º de angulação anterior. O posicionamento dessas estruturas – alem da profundidade do acetábulo – garantem uma grande estabilidade dessa articulação.
            Abaixo da cabeça femoral está uma estrutura mais estreita chamada colo do fêmur e mais abaixo dela uma região onde há a inserção de importantes músculos, que atuam na movimentação do quadril e apoio do corpo. A região dos trocânteres. 


Ligamentos

            Internamente, envolvendo a borda do acetábulo, existe uma estrutura fibrocartilaginosa em forma de anel que aumenta a cobertura da cabeça femoral e também ajuda na estabilidade do quadril. O labrum. Ligando a cabeça do fêmur ao fundo do acetábulo existe um ligamento que também ajuda na estabilidade do quadril e auxilia na vascularização de uma pequena porção da cabeça. O ligamento redondo. Externamente ao acetábulo outros três ligamentos ajudam a conferir estabilidade do quadril. Ílio, pubo e isquiofemorais, questão em íntimo contato com a cápsula que envolve a articulação.



Músculos e tendões

            O quadril é cercado por potentes músculos que são responsáveis por seus movimentos de flexão, extensão, adução e abdução, rotação e circundação. É através desses movimentos que é feita a deambulação.  
            Os músculos que realizam a flexão do quadril estão situados na parte anterior da coxa. Os mais importantes são: o psoas; o ilíaco; sartório; reto femoral, tensor da fáscia lata. Alguns outros músculos mediais também auxiliam na flexão do quadril, são eles: pectíneo; adutor curto e longo; e as fibras anteriores dos glúteos mínimo e médio.
            Os músculos extensores do quadril são os músculos da região glútea e posteriores da coxa: glúteo máximo, fibras posteriores de glúteo médio, fibras posteriores de glúteo mínimo, porção longa do bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso e porção extensora do adutor magno.
            Os músculos que auxiliam na abdução (distanciam lateralmente o membro da linha média do corpo) são: fibras superiores e laterais de glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, piriforme, sartório, obturador interno e externo.
            Os músculos que promovem a adução (aproximam o membro da linha média) são: adutor magno, adutor longo e curto. Outros músculos que também auxiliam nessa função são: grácil, pectíneo, psoas ilíaco, fibras inferiores e mediais do glúteo máximo, semitendinoso e semimembranoso.

            Os músculos que fazem a rotação externa do quadril são: piriforme; obturador externo e interno, gêmeo superior e inferior e quadrado femoral. São auxiliados por fibras posteriores do glúteo médio, sartório, porção longa de bíceps femoral, pectíneo, grácil, adutores longo, curto e magno.
            Por fim os músculos que auxiliam a rotação interna do quadril são: glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, fibras anteriores de glúteo médio, semitendinoso e semimembranoso.


Nervos
                   
            Todos os nervos que descendem pela coxa têm origem nos segmentos mais inferiores da coluna lombar e passam pelo quadril. Existem três grandes troncos nervosos para os membros inferiores. O nervo Ciático, que passa posteriormente à pelve descendo pela parte posterior da coxa; o nervo Femoral, que passa anteriormente à articulação do quadril e desce pela face anterior da coxa e o nervo obturatório que passa dentro do forame que leva o mesmo nome e desce pela face medial da coxa

Vasos sanguíneos

            A mais importante fonte de suprimento sanguíneo para o quadril é feito por ramos da artéria femoral profunda, que por sua vez, é ramo direto da artéria femoral.           Esses ramos são as artérias circunflexas anterior e posterior. A primeira, manda a maior parte dos seus ramos para o trocânter maior e a circunflexa posterior envia grande parte dos seus ramos para a cabeça femoral e, por isso, é responsável por quase toda a vascularização dessa região.



Um comentário:

  1. O Super Magnetizador Sylocimol( http://sylocimol.blogspot.com.br/ ) produz água magnetizada e é um bem de consumo durável (30 anos), com componentes originais e patenteados, dentro das normas do Ministério da Saúde, e INMETRO, com garantia assegurada de 05 anos pela fábrica, não requerer nenhum tipo de manutenção* *A agua magnetizada pelo Sylocimol elimina e controla Enfermidades como: Diabetes, Sinusites,Artrose, Artrite, Calculos Renais, Intestino Preso ou Solto, Pressão Alta ou Baixa, Problemas de Circulação Sanguinea, Vitiligo, Lupus Eritematoso. Psoriase, Enxaqueca, Tendinite, Gastrite, Ansiedade, Depressão, Fib...

    Contato: 55 (21) 9814-8886 Vivo / 21- 8351-4307 Tim
    sylocimolvenda@gmail.com

    Envie seu link de COMPRAS aos seus amigos:

    http://www.timolsystem.com.br/shop.aspx?Login=OTONIEL2010

    ResponderExcluir